RAMO SÊNIOR
O programa educativo aplicado ao ramo sênior atende às necessidades de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 15 e 17 anos, e concentra sua ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais e auxiliando o jovem em seu desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e social.
A tropa de seniores (rapazes) e guias (moças) é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens, constituindo uma unidade básica permanente, autônoma e auto-suficiente para excursões, acampamentos, trabalhos, jogos, boas ações, atividades comunitárias e demais atividades escoteiras.
Cada patrulha de seniores ou de guias adota um nome característico, que pode ser o de acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional. É facultado às patrulhas que até 30 de abril de 1990 tenham adotado nome de um grande vulto ou personalidade histórica nacional, conservar o nome adotado.
Nos trabalhos e atividades que, por sua natureza, exijam interesses, habilidades ou conhecimentos especializados, as patrulhas poderão ceder lugar a equipes de trabalho, integradas por membros de diferentes patrulhas, cabendo a coordenação de cada equipe ao seu integrante melhor qualificado.
As demais características desse ramo são semelhantes ao ramo escoteiro.
Insígnia de Modalidade: Correia de Mateiro  Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa, que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer das suas Etapas e, pelo menos, 8 (oito) Especialidades, sendo obrigatórias as de Excursões, Primeiros Socorros e uma outra relacionada com a Modalidade Básica, essas três no Nível 3. O distintivo a ser usado até o jovem conquistar o Cordão Dourado ou deixar o Ramo Sênior, pode ser um dos seguintes:
a) Uma trança de couro de três pernas, cada uma com 5 mm de largura, posta em volta do ombro direito com a ponta presa por baixo da portinhola do bolso direito da camisa, não podendo ser usada simultaneamente com qualquer outro cordão que ocupe a mesma posição; ou b) Um retângulo de tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura, sobre o qual está bordado, a 0,3 cm de suas extremidades, direita e esquerda, um retângulo debruado em grená; tocando seus extremos, uma listra horizontal, central, de 1,0 cm de largura, marrom. O distintivo deve ser fixado à portinhola do bolso direito de sua camisa, em posição centralizada. PROMESSA ESCOTEIRA "Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira". 
|