Se os pais tivessem consciência da importância do Escotismo para os jovens, a sociedade seria melhor

Um Movimento…. em movimento. Assim os envolvidos definem o que é o escotismo, o maior Movimento de jovens, que congrega 28 milhões de meninos e meninas em todo o mundo. Os grupos de escoteiros estão presentes em 216 países e territórios. É uma prática secular que se adapta às circunstâncias de cada país, envolvendo jovens em atividades que permitem o autodesenvolvimento e a ampliação da consciência cidadã.

No distrito que engloba Arujá, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Salesópolis, são cerca de 300 jovens envolvidos. E uma das diretoras é a assistente administrativa Shirley Terenciano, 70 anos, que além de outras funções profissionais, preside voluntariamente o Grupo Escoteiro Sion, em Arujá.

Nesta entrevista, Shirley fala como um grupo de escoteiro pode contribuir com valores éticos na vida de crianças e adolescentes.

Ser Mais: Como Você virou escoteira?

Shirley Terenciano: A palavra escoteiro (a) é apena para os jovens, nós adultos voluntários somos escotistas. Virei Escotista quando levava meus filhos para as Atividades Escoteiras em São Paulo no CEEI Centro Educacional Esportista do Ibirapuera no grupo cujo nome era e é até hoje Grupo Escoteiro Umuarama – 81º SP e como eu precisava ficar esperando para vir embora para Arujá, gostei das atividades e resolvi também ser uma Escotista voluntária portanto em outubro deste ano completarei meus 30 anos de voluntária nesse Maravilhoso Movimento Escoteiro pois é minha opção de vida. Além de ser Diretora Presidente do Grupo, exerço também a função de Assessora Religiosa ensinando valores e aflorando a parte espiritual aos nossos jovens. Participo também como apoio de uma Equipe de Formadores em São José dos Campos onde são administrados Cursos de Aperfeiçoamentos aos Escotistas para poderem exercer funções dentro de suas unidades Locais.

SM: O que se aprende no escotismo?

ST: O método Escoteiro é o aprender fazendo. Nós realizamos muitas atividades atraentes e educativas, como atividades esportivas e de contato com a natureza, que fortalecem a saúde do corpo e da mente, amplia a criatividade e conhecimento, além de conhecer vários lugares e fazer muitas amizades. Nas ações sociais e espirituais, você se conhece melhor e descobre o prazer de fazer o bem ao próximo.

SM: O que as crianças de hoje aprendem no escotismo que elas levam para outros aspectos da vida?

ST: O Escotismo contribui para o autodesenvolvimento físico, intelectual, social, espiritual, afetivo e principalmente do caráter. O Escotismo quer que cada jovem seja um cidadão consciente e ético, que atue com responsabilidade em sua comunidade. E, mais do que isso, que seja um ser humano, sadio, equilibrado e feliz.

SM: A partir de que idade é possível ser escoteiro?

ST: A partir de 7 ou 6 anos e meio desde que seja alfabetizado. Já os adultos para o trabalho voluntário como Escotista devem ter a partir dos 21 anos. O Escotismo é dividido por faixa etária: Ramos Lobinho de 07 a 11 anos; Ramos Escoteiro de 11 a 15 anos; Ramos Senior/Guia de 15 a 18 anos; Ramos Pioneiro de 18 a 21 anos; Escotistas que são os Chefes, a partir de 21 anos;

SM: Como você vê essa atividade no país?

ST: Essa atividade é maravilhosa, se os pais tivessem consciência da importância do Escotismo para os jovens, nossa sociedade seria muito melhor, com verdadeiros cidadãos, corretos, disciplinados, leais, responsáveis, de éticas e valores incontestáveis. O Escotismo auxilia muito na formação do caráter dos jovens.

SM: Qual é o futuro do escotismo no Brasil?

ST: Passado o tempo da Ditadura, o Escotismo cresceu muito em nosso país. Nosso futuro é maravilhoso, já houve muitas modificações, pois estamos acompanhando a evolução de novos tempos.

SM: Quais são os custos para frequentar um grupo de escotismo?

ST: Os custos são mínimos, quanto a mensalidade, que é irrisória, mas quanto aos acampamentos, registros, uniformes, atividades externas, tudo são custeados pelos pais. Não é barato, mas temos também jovens carentes isentos de taxas obrigatórias.

Fonte: Sermaisonline

 

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123º Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, nº. 20 -  Jardim São Paulo - SP  (Proximo metro Jardim São Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech