Ramo Pioneiro

RAMO PIONEIRO

O Clã Pioneiro é voltado aos jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos.

O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira.

O lema do pioneiro é SERVIR.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã Pioneiro.

A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram efetivamente adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e princípios. Por isso, os pioneiros possuem um elevado grau de liberdade, trazendo consigo responsabilidade para, inclusive, programar suas próprias atividades, dentro e fora do Escotismo.

Dessa forma, os jovens dessa faixa etária, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação em casos excepcionais.

O ideal do programa educativo do Movimento Escoteiro é que o jovem que ingresse no Escotismo, independentemente da idade, permaneça até o final de sua vida pioneira, para que vivencie o máximo que o Movimento tem a oferecer.

O ideal do programa educativo do Movimento Escoteiro é que o jovem que ingresse no Escotismo, independentemente da idade, permaneça até o final de sua vida pioneira, para que vivencie o máximo que o Movimento tem a oferecer. O homem e a mulher que pretendemos oferecer a sociedade Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros façam o seu melhor possível para ser: Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir; leal, digno de confiança.

Capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria, leal ao seu país,mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos.

Líder a serviço do próximo. Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar,consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres.

Forte de caráter, criativo,esperançoso, solidário, empreendedor. Amante de natureza, e capaz de respeitar sua integridade.

Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé. Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser FELIZ.


LEMA PIONEIRO:

"SERVIR"

                             
O Distintivo de Pioneiro Investido é usado na manga esquerda da camisa, no terço médio do braço, até a conquista da Insígnia Pioneira ou da Insígnia de Cidadania ou até a saída do Ramo.

                                
A Insígnia de Cidadania é usada na manga esquerda da camisa, no mesmo local do Distintivo de Pioneiro Investido, ao qual substitui, ao lado da Insígnia Pioneira, se for o caso, até a conquista da Insígnia de B-P ou a saída do Ramo Pioneiro.

                                
A Insígnia Pioneira é usada na manga esquerda da camisa, no mesmo local do Distintivo de Pioneiro Investido, ao qual substitui, ao lado da Insígnia de Cidadania, se for o caso, até a conquista da Insígnia de B-P ou a saída do Ramo Pioneiro.

                                
A Insígnia de B-P é usada na manga esquerda da camisa, no mesmo local das Insígnias de Cidadania e Pioneira, as quais substitui, até a saída do Ramo Pioneiro.

   
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123º Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, nº. 20 -  Jardim São Paulo - SP  (Proximo metro Jardim São Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech