no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site
Sobre o movimento

  Escotismo é ...

Um movimento mundial, educacional, voluntariado e apartidário,  sem fins lucrativos.

Criado com a proposta de colaborar no desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores, baseados nos princípos de Baden Powell , na  Promessa e na Lei Escoteira.

Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, junto com a família, a escola e a religião, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e se torne um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Escotismo é um Movimento Educacional para Jovens, com a colaboração de adultos, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos por Baden-Powell.

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu projeto educacional

Os Princípios Escoteiros são definidos na Promessa Escoteira, base moral, que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

a) Deveres para com Deus - Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.
b) Deveres para com a Pátria - Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira.
c) Deveres para com o próximo - Respeito e solidariedade ao próximo, participação ativa no desenvolvimento da comunidade e valorização do equilíbrio da natureza.

O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos, com aplicação eficientemente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento:

1 - Aceitação da Promessa e Lei Escoteiras;
2 - Aprender Fazendo;
3 - Vida em equipe;
4 - Atividades Progressivas, Atraentes e Variadas;
5 - Desenvolvimento Pessoal pela Orientação Individual.

   
ARARIGBOIA ...55 anos de historia

Uma singela homenagem à História do Grupo Ararigboia.

Fundado em 11 de Agosto de 1962 e tendo como um de seus chefes fundadores o conhecido Chefe Nelson, o 123º Grupo Escoteiro Ararigboia já chegou aos 55 anos de existência em 2017.

Estamos com 55 anos, mas com a disposição e vitalidade dos jovens para que possamos ir muito além.

Somos gratos a todos àqueles que fizeram e ainda fazem parte desta historia.

No decorrer do ano, registraremos mais algumas histórias e fotos que contarão um pouco mais do nosso grupo.


Esta página é dedicada a história do nosso grupo.

 
A cobrinha Ararigboia criada por José Henrique (recordar é preciso!).




 

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123º Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, nº. 20
 Jardim São Paulo - SP  (Proximo metro Jardim São Paulo )

Mapa de Localização

  Nipotech