O Ramo Escoteiro é voltado aos jovens de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira, o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.

A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor.

Este é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo submonitor. O Monitor é eleito pela sua Patrulha. A Patrulha pode fazer suas próprias atividades como excursões, acampamentos etc.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da antiga Tropa.



Promessa Escoteira

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira".



Leis Escoteiras 

1ª  O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2ª  O Escoteiro é leal.
3ª  O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4ª  O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5ª  O Escoteiro é cortês.
6ª  O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
7ª  O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8ª  O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9ª  O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10ª  O Escoteiro é limpo de corpo e alma. 

Quando um escoteiro faz sua promessa em frente à Tropa estará dando início a uma fase nova de sua vida.

Estará crescendo e ganhando responsabilidades e deveres, além de direitos.

Sabemos que é mais difícil fazer  bem do que fazer  mal e mais difícil ser bom que ser mau. É mais fácil destruir que construir. Por isto as leis escoteiras são tão importantes pois ajudam no desenvolvimento do caráter e na valorização dos verdadeiros valores humanos. 



O Lema do Escoteiro 

Sempre Alerta!



Progressões do Ramo Escoteiro

Pistas
Trilha
Rumo


Travessia



Distintivo de Escoteiro Lis de Ouro

Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa; portador do Cordão de Eficiência Vermelho e Branco; que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; que possuir, entre as Especialidades conquistadas, um mínimo de 3 (três) do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, pelo menos no Nível 2; e participar de um PROJETO, sozinho ou com sua patrulha, nas seguintes condições:
ü cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade próxima (Tropa, Grupo, Bairro, etc.);
ü que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa;
ü cuja execução ocupe um período mínimo de 3 meses de duração;
ü que seja aprovado pela Corte de Honra de sua Tropa;
ü cujo conteúdo esteja relacionado a uma das áreas seguintes: Ciência e Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreensão; e
ü que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.

É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordado sobre tecido azul; o interior da elipse é ocupado pelo emblema da UEB, também bordado em ouro sobre fundo azul, usado na manga esquerda da camisa. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Escoteiro da Pátria ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Sênior.


Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123º Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, nº. 20 -  Jardim São Paulo - SP  (Proximo metro Jardim São Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech