O Ramo Escoteiro é voltado aos jovens de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira, o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.

A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor.

Este √© o respons√°vel pela administra√ß√£o, disciplina, treinamento, atividades e boa apresenta√ß√£o de sua patrulha e √© ajudado pelo submonitor. O Monitor √© eleito pela sua Patrulha. A Patrulha pode fazer suas pr√≥prias atividades como excurs√Ķes, acampamentos etc.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira √© encaminhado para a Tropa S√™nior ou Tropa Guia, depois de uma cerim√īnia de passagem na qual se despede da antiga Tropa.



Promessa Escoteira

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira".



Leis Escoteiras 

1ª  O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2¬™¬† O Escoteiro √© leal.
3¬™¬† O Escoteiro est√° sempre alerta para ajudar o pr√≥ximo e pratica diariamente uma boa a√ß√£o.
4¬™¬† O Escoteiro √© amigo de todos e irm√£o dos demais escoteiros.
5¬™¬† O Escoteiro √© cort√™s.
6¬™¬† O Escoteiro √© bom para os animais e as plantas.
7¬™¬† O Escoteiro √© obediente e disciplinado.
8¬™¬† O Escoteiro √© alegre e sorri nas dificuldades.
9¬™¬† O Escoteiro √© econ√īmico e respeita o bem alheio.
10¬™¬† O Escoteiro √© limpo de corpo e alma.¬†

Quando um escoteiro faz sua promessa em frente à Tropa estará dando início a uma fase nova de sua vida.

Estará crescendo e ganhando responsabilidades e deveres, além de direitos.

Sabemos que √© mais dif√≠cil fazer¬† bem do que fazer¬† mal e mais dif√≠cil ser bom que ser mau. √Č mais f√°cil destruir que construir. Por isto as leis escoteiras s√£o t√£o importantes pois ajudam no desenvolvimento do car√°ter e na valoriza√ß√£o dos verdadeiros valores humanos.¬†



O Lema do Escoteiro 

Sempre Alerta!



Progress√Ķes do Ramo Escoteiro

Pistas
Trilha
Rumo


Travessia



Distintivo de Escoteiro Lis de Ouro

Aprovado pela Diretoria do N√≠vel Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa; portador do Cord√£o de Efici√™ncia Vermelho e Branco; que possuir a Ins√≠gnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; que possuir, entre as Especialidades conquistadas, um m√≠nimo de 3 (tr√™s) do Ramo de Conhecimentos SERVI√áOS, pelo menos no N√≠vel 2; e participar de um PROJETO, sozinho ou com sua patrulha, nas seguintes condi√ß√Ķes:
√ľ cujo conte√ļdo seja resultado de uma necessidade apresentada por sua comunidade pr√≥xima (Tropa, Grupo, Bairro, etc.);
√ľ que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagn√≥stico, organiza√ß√£o, execu√ß√£o e avalia√ß√£o; com acompanhamento de um adulto aprovado pela Chefia de Tropa;
√ľ cuja execu√ß√£o ocupe um per√≠odo m√≠nimo de 3 meses de dura√ß√£o;
√ľ que seja aprovado pela Corte de Honra de sua Tropa;
√ľ cujo conte√ļdo esteja relacionado a uma das √°reas seguintes: Ci√™ncia e Tecnologia, Sa√ļde e Meio Ambiente, Cultura e Artes, e Paz e Compreens√£o; e
√ľ que seja apresentado relat√≥rio final com todos os dados e resultados do projeto.

√Č um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordado sobre tecido azul; o interior da elipse √© ocupado pelo emblema da UEB, tamb√©m bordado em ouro sobre fundo azul, usado na manga esquerda da camisa. Este distintivo pode ser usado at√© o jovem conquistar o distintivo Escoteiro da P√°tria ou, caso isto n√£o aconte√ßa, at√© sua sa√≠da do Ramo S√™nior.


Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123¬ļ Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, n¬ļ. 20 -¬†¬†Jardim S√£o Paulo - SP¬† (Proximo metro Jardim S√£o Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech