A Alcateia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade, de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcateia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

O programa da Alcateia é inspirado no "Livro da Jângal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". A Alcateia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro e Ramo Sênior.

O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcateia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia.



Promessa Escoteira

"Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação".



Leis dos Lobinhos 

1ª  O lobinho ouve sempre os velhos lobos;
2ª  O lobinho pensa primeiro nos outros;
3ª  O lobinho abre os olhos e os ouvidos;
4ª  O lobinho é limpo e está sempre alegre;
5ª  O lobinho diz sempre a verdade.

Quando um lobinho faz sua promessa em frente à Alcateia estará dando início a uma fase nova de sua vida.

Estará crescendo e ganhando responsabilidades e deveres, além de direitos.

Sabemos que é mais difícil fazer  bem do que fazer  mal e mais difícil ser bom que ser mau. É mais fácil destruir que construir. Por isto as leis escoteiras são tão importantes pois ajudam no desenvolvimento do caráter e na valorização dos verdadeiros valores humanos. 



O Lema do Lobinho 

Melhor Possível!



Progressões do Ramo Escoteiro

Pata-Tenra
Rastreador
Saltador


Caçador



Distintivo de Cruzeiro do Sul



Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao lobinho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcatéia que possuir, no mínimo, 5 (cinco) Especialidades, distribuídas entre pelo menos três (3) Ramos de Conhecimentos; a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; tenha participado de, no mínimo, três atividades ao ar livre com pernoite (acampamento ou acantonamento) com sua Alcatéia; ter participado de uma boa ação coletiva com sua Alcatéia; e saiba como se orientar pelo Cruzeiro do Sul.
É um distintivo de tecido azul marinho, com 4 cm de lado, dentro do qual está bordado um círculo amarelo com 3,5 cm de diâmetro, debruado em amarelo, tendo ao centro o Cruzeiro do Sul, também bordado em amarelo, usado acima do bolso esquerdo da camisa, acima das estrelas de atividade. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar o distintivo Lis de Ouro, ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Escoteiro.


Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123º Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, nº. 20 -  Jardim São Paulo - SP  (Proximo metro Jardim São Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech