O Clã Pioneiro é voltado aos jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos.

O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã Pioneiro.

A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação. No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram efetivamente adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e princípios. Por isso, os pioneiros possuem um elevado grau de liberdade, trazendo consigo responsabilidade para, inclusive, programar suas próprias atividades, dentro e fora do Escotismo.

Dessa forma, os jovens dessa faixa etária, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação em casos excepcionais.

O ideal do programa educativo do Movimento Escoteiro é que o jovem que ingresse no Escotismo, independentemente da idade, permaneça até o final de sua vida pioneira, para que vivencie o máximo que o Movimento tem a oferecer. O homem e a mulher que pretendemos oferecer a sociedade Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros façam o seu melhor possível para ser: Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir; leal, digno de confiança.

Capaz de tomar suas pr√≥prias decis√Ķes, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria, leal ao seu pa√≠s, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos.

Líder a serviço do próximo. Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar, consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres.

Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário, empreendedor. Amante de natureza, e capaz de respeitar sua integridade.

Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé. Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser FELIZ.



Promessa Escoteira

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira".



Leis Escoteiras 

1ª  O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2¬™¬† O Escoteiro √© leal.
3¬™¬† O Escoteiro est√° sempre alerta para ajudar o pr√≥ximo e pratica diariamente uma boa a√ß√£o.
4¬™¬† O Escoteiro √© amigo de todos e irm√£o dos demais escoteiros.
5¬™¬† O Escoteiro √© cort√™s.
6¬™¬† O Escoteiro √© bom para os animais e as plantas.
7¬™¬† O Escoteiro √© obediente e disciplinado.
8¬™¬† O Escoteiro √© alegre e sorri nas dificuldades.
9¬™¬† O Escoteiro √© econ√īmico e respeita o bem alheio.
10¬™¬† O Escoteiro √© limpo de corpo e alma.¬†

Quando um escoteiro faz sua promessa em frente à Tropa estará dando início a uma fase nova de sua vida.

Estará crescendo e ganhando responsabilidades e deveres, além de direitos.

Sabemos que √© mais dif√≠cil fazer¬† bem do que fazer¬† mal e mais dif√≠cil ser bom que ser mau. √Č mais f√°cil destruir que construir. Por isto as leis escoteiras s√£o t√£o importantes pois ajudam no desenvolvimento do car√°ter e na valoriza√ß√£o dos verdadeiros valores humanos.¬†



O Lema do Pioneiro

Servir!



Progress√Ķes do Ramo Escoteiro

Insígnia de Cidadania
Insígnia Comprometimentox



Insígnia de BP


Concedido pela Diretoria Nacional mediante solicita√ß√£o da Diretoria regional por proposta da Diretoria do N√≠vel local, ao Pioneiro portador da Ins√≠gnia de Cidadania ou da Ins√≠gnia Pioneira, e especialmente recomendado pelos Mestres Pioneiros e pelo Conselho do Cl√£. √Č usado acima do bolso direito da camisa, e os Pioneiros que o conquistarem poder√£o us√°-lo depois que completarem a idade limite para a perman√™ncia no Ramo, se prosseguirem, como adultos, atuando no Movimento Escoteiro, como Escotistas ou Dirigentes, at√© que atinjam a idade limite de 26 anos, quando n√£o mais atenderem √†s condi√ß√Ķes para a participa√ß√£o no F√≥rum Nacional de Jovens L√≠deres.


Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123¬ļ Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, n¬ļ. 20 -¬†¬†Jardim S√£o Paulo - SP¬† (Proximo metro Jardim S√£o Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech