O programa educativo aplicado ao ramo sênior atende às necessidades de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 15 e 17 anos, e concentra sua ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais e auxiliando o jovem em seu desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e social.

A tropa de seniores (rapazes) e guias (moças) é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens, constituindo uma unidade básica permanente, autônoma e auto-suficiente para excursões, acampamentos, trabalhos, jogos, boas ações, atividades comunitárias e demais atividades escoteiras.

Cada patrulha de seniores ou de guias adota um nome característico, que pode ser o de acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional. É facultado às patrulhas que até 30 de abril de 1990 tenham adotado nome de um grande vulto ou personalidade histórica nacional, conservar o nome adotado.

Nos trabalhos e atividades que, por sua natureza, exijam interesses, habilidades ou conhecimentos especializados, as patrulhas poderão ceder lugar a equipes de trabalho, integradas por membros de diferentes patrulhas, cabendo a coordenação de cada equipe ao seu integrante melhor qualificado.

As demais características desse ramo são semelhantes ao ramo escoteiro.



Promessa Escoteira

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira".



Leis Escoteiras 

1ª  O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2ª  O Escoteiro é leal.
3ª  O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4ª  O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5ª  O Escoteiro é cortês.
6ª  O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
7ª  O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8ª  O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9ª  O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10ª  O Escoteiro é limpo de corpo e alma. 

Quando um escoteiro faz sua promessa em frente à Tropa estará dando início a uma fase nova de sua vida.

Estará crescendo e ganhando responsabilidades e deveres, além de direitos.

Sabemos que é mais difícil fazer  bem do que fazer  mal e mais difícil ser bom que ser mau. É mais fácil destruir que construir. Por isto as leis escoteiras são tão importantes pois ajudam no desenvolvimento do caráter e na valorização dos verdadeiros valores humanos. 



O Lema do Sênior/Guia

Sempre Alerta!



Progressões do Ramo Escoteiro

Escalada
Conquista
Azimute







Distintivo de Escoteiro da Pátria

Concedido pela Diretoria Nacional mediante solicitação da Diretoria Regional, por proposta da Diretoria de Nível local, ao Sênior especialmente recomendado pelos escotistas e pela Côrte de Honra de sua Tropa, portador do Cordão Dourado, que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas etapas, e que possuir, esntr as Especialidades conquistadas, um mínimo de 4 (quatro) do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, todas no Nível 3. É usado na manga direita da camisa, e pode ser usado até o jovem completar 21 anos,


Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123º Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, nº. 20 -  Jardim São Paulo - SP  (Proximo metro Jardim São Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech