Ararigbóia ou Araribóia

em TUPI, significa: "Cobra Feroz" ou "Cobra da Tempestade"

Ararib√≥ia foi um cacique da tribo dos Temimin√≥s, do grupo ind√≠gena Tupi, em meados do s√©culo XVI. Nesta √©poca os franceses, com o apoio dos √≠ndios Tamoios, tomaram o controle da Guanabara, na ent√£o Capitania do Rio de Janeiro, em 1555. √ćndio corajoso e leal, Ararib√≥ia muito ajudou os portugueses na luta contra os franceses. Praticou muitos atos de hero√≠smo. Entre eles conta-se que atravessou a nado uma grande extens√£o de √°guas na ba√≠a de Guanabara para liderar o assalto ao Forte Coligny e incendiar o dep√≥sito de p√≥lvora da fortaleza que os franceses ali haviam constru√≠do em 1556 logo em seguida √† tomada da ilha na ba√≠a de Guanabara. Com o aux√≠lio de Ararib√≥ia os portugueses conseguiram vencer decididamente a luta contra os invasores liderados por Nicolau Durand de Villegainon. Villegainon havia se associado aos √≠ndios Tamoios que lhe deram apoio de 70 mil homens.

Mas os Tamoios eram há tempos inimigos dos Temiminós. Este aspecto em muito facilitou o fervor da luta dos dois lados e a associação dos portugueses com Araribóia, que fortaleceu o lado português com oito mil homens, indígenas conhecedores do território e inimigos dos Tamoios, foi de grande valia para o desfecho da luta.

Os servi√ßos prestados por Ararib√≥ia foram t√£o preciosos para Portugal que, em recompensa, o rei lhe concedeu o t√≠tulo de comendador da Ordem de Cristo e lhe ofereceu uma extensa por√ß√£o de terra que inclu√≠a¬†a Praia Grande, na ba√≠a de Guanabara. O chefe √≠ndio foi residir com sua gente nas terras que lhe foram doadas, instalando-se na encosta do morro S√£o Louren√ßo, em 22 de novembro de 1573. Convertido ao catolicismo pelos Jesuitas, Arariboia escolheu o nome de batismo de Martim Afonso, em homenagem a Martim Afonso de Sousa.¬† Como recompensa pelos seus feitos, Arariboia recebeu tamb√©m da Coroa Portuguesa a sesmaria de Niter√≥i (em l√≠ngua tupi, ‚Äú√°gua escondida‚ÄĚ).



Ilha do Gato
Terra dos Temiminós
Mapa da Baía da Guanabar
Jo√£o Teixeira Albernaz, 1624


O arraial de Praia Grande, fundado por Araribóia, desenvolveu-se rapidamente. Em 10 de maio de 1819 foi elevado a vila. Em 1834 foi a vila real da Praia Grande escolhida para servir de sede à assembleia legislativa provincial, tornando-se então capital da província do Rio de Janeiro, em 1835. No ano seguinte foi-lhe conferido o título de cidade com o nome de Niterói.

Curiosamente, Arariboia morreu afogado nas proximidades da ilha de Mocanguê-mirim, ainda em 1574.

√Č considerado o fundador da cidade de Niter√≥i, e uma est√°tua sua pode ser vista no centro da cidade, fronteira √† esta√ß√£o das barcas, com os olhos voltados para a ba√≠a de Guanabara e a cidade do Niter√≥i sob sua prote√ß√£o.














Araribóia, 1965 Dante Croce
(Niterói 1937, Praça Martins Afonso,
Nitorói Estado do Rio de Janeiro/RJ)




Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

123¬ļ Grupo Escoteiro Ararigboia - SP
Localização: EMEI ARTHUR ETHZEL
Rua Parque Domingos Luis, n¬ļ. 20 -¬†¬†Jardim S√£o Paulo - SP¬† (Proximo metro Jardim S√£o Paulo )

Mapa de Localização

Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech